Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

São Luís de Gonzaga



Em uma conferência para o
setor feminino dos
comentou esplendidamente
sobre a vida de São Luís
de Gonzaga.

Primogênito do Marquês de Castiglione delle Stivieri , Luís de Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568.

Ainda criança , interessou-se pela carreira das armas , a exemplo de seu pai. Este o levou , aos 4 anos a presenciar manobras militares.O menino ficou tão entusiasmado que, sem ninguém perceber , carregou uma peça de artilharia e deitou-lhe fogo! Por pouco escapou de ser massacrado pelas rodas da pesada carreta.

Mas aos 7 anos , perdeu o gosto pelas coisas do mundo e decidiu dedicar-se a Deus. Esta decisão foi tão bem cumprida que São Roberto Belarmino, seu diretor espiritual, declarou nunca haver cometido um único pecado mortal.

Em 1583, ouvindo claramente em sua alma o chamado da graça, decidiu ingressar nas fileiras da Companhia de Jesus.

A isto se opôs duramente seu pai. Luís , porém - com firmeza e tato, e contando com o apoio de sua mãe - venceu essa batalha. Aos 17 anos , renunciou a seu título de marquês e partiu para Roma, a fim de fazer o noviciado.

Foi modelo de castidade , obediência e humildade. Embora tão jovem, tinha a saúde abalada pelas rigorosas penitências, a ponto de ser necessária a vigilância dos superiores para moderá-las.

Fez os votos solenes em 1587.

Em 1591, Roma foi assolada por terrível peste . Os jesuítas abriram um hospital em que todos os membros da Ordem, inclusive o próprio Superior Geral, prestaram socorro às infelizes vítimas.

São Luís , então , atendia os doentes no hospital, limpando suas chagas, arrumando os leitos e preparando-os para confessar-se. Contraiu, assim , a doença que em três meses o levou à morte . Entregou alegremente sua alma ao Criador em 21 de junho, aos 23 anos, com os olhos postos num crucifixo e o santo Rosário na mão.

O Papa Pio XI proclamou-o patrono da juventude.

Nenhum comentário: