Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Espiritualidade de Santa Terezinha

A respeito da devoção a Santa Teresinha, houve muita incompreensão, pois foi entendida num sentido contrário ao da epopeia: fazer os pequenos sacrifícios para evitar os grandes. E transformar a existência numa vidinha que, levada sempre com um sorrisinho, resultava numa saída muito cômoda para o caminho da cruz do católico.
Sua espiritualidade é muito vasta, tendo ela defendido duas teses:
Uma pessoa pode levar uma existência de epopeia, mesmo quando as circunstâncias não lhe proporcionem gestos de audácia, ou não exponha diretamente sua vida. E, mesmo para as almas fracas, a realização da epopeia é possível.
Isso explica o fato de que ela — uma mulher, carmelita reclusa, vivendo numa França na qual não havia circunstâncias para reproduzir o feito de Santa Joana d’Arc — realizou tanto quanto esta última.
Por essa razão, embora sendo uma alma não destinada a enfrentar grandes lances, ela transformou, pelo auxílio da graça, em grandes, os pequenos fatos da vida cotidiana. Levou uma existência de tão contínuos sacrifícios que, em seu conjunto, sob esse ponto de vista, foi uma epopéia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta mulher sem duvidas foi e continua a ser um exemplo de um verdadeiro amoR,a Deus e ao proximo.
thiago morais