Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Santo Isidoro de Sevilha

A virtude nas boas maneiras
A compostura, o modo de andar, a gravidade nos gestos, podem não ser apenas meras atitudes externas, mas o reflexo de uma alma virtuosa. Verdade esta frequentemente esquecida pelos adeptos desenfreados do estilo “descontraído” e “espontâneo”, porém lembrada de modo persuasivo nas palavras de Santo Isidoro de Sevilha
Santo Isidoro de Sevilha, Arcebispo, Confessor e Doutor da Igreja. Dele diz o martirológio ter sido insigne pela santidade e doutrina. Engrandeceu toda a Espanha com seu zelo pela fé católica e observância da disciplina eclesiástica. Considerado um dos homens mais doutos de sua época, lutou tenazmente contra os arianos. Irmão de São Fulgêncio, Bispo de Cartagena, de Santa Florentina, religiosa e de São Leandro, a quem sucedeu no arcebispado de Sevilha.
Sábios conselhos de um santo
Faço notar, antes de tudo, a beleza encantadora presente numa floração simultânea de santos como se deu na família de Santo Isidoro. Nas Obras escolhidas deste Doutor da Igreja há um capítulo intitulado Lamentações de uma alma pecadora, do qual destacamos o seguinte trecho:
“Em todos os teus atos, em todas as tuas obras, e em todo o seu trato, imita os bons, emula os santos, tem diante de teus olhos o exemplo dos mártires, considera os exemplos dos justos, imitando-os; que o exemplo dos santos e os ensinamentos dos Padres sejam para ti incentivo de virtude. Tem bom espírito, guarda tua boa fama e não a diminuas com nenhuma ação e não a deixes cair em descrédito.
“Demonstra o que professas em teu porte e andar. Haja em tua apresentação a simplicidade; em teu movimento, a pureza; em teu gesto, a gravidade; em teu passo, a honestidade. Que não demonstres o vergonhoso, o lascivo, o petulante, o insolente, o superficial. O gesto do corpo é o sinal da mente. Teu andar, por conseguinte, não represente tua superficialidade, teu passo não ofenda a ti ou a teu próximo. Não te prestes a ser espetáculo dos outros; não permitas que te denigrem; não te unas a pessoas vãs.
“Evita os maus, rechaça os indolentes. Foge das reuniões excessivas com homens, mormente dos que, por sua idade, são mais inclinados aos vícios. Acompanha-te dos bons, deseja sua companhia. Busca o convívio dos bons, juntate aos santos. Se fores partícipe do seu trato, também o serás de sua virtude. O que caminha com os sábios, será sábio; o que caminha com os estultos, será estulto, pois os semelhantes gostam de reunir-se aos semelhantes. É perigoso viver entre os maus, é pernicioso acompanhar-se daqueles que têm vontade perversa. Tu te nutrirás de sua infâmia se te juntas com os indignos. É melhor sofrer o ódio dos maus que a sua companhia. Assim como muitos benefícios traz consigo o viver com os santos, assim muito mal traz a companhia dos maus, pois aquele que toca um imundo, é por ele contaminado.”
Devemos espelhar o que há de bom em nossa alma
Desse lindo trecho de Santo Isidoro de Sevilha devemos destacar o modo de  apresentação do homem, da forma pela qual convém se  externar aos olhos dos outros. Toda pessoa precisa compor para si um personagem. Ninguém deve ser inteiramente espontâneo — como  pretendem certas pessoas “modernas” — no sentido de que sua presença exterior seja sugerida simplesmente por seus movimentos desalinhados, desataviados, incontrolados .
Em seu modo de ser, de olhar, andar, por seu porte e  seu procedimento geral, o homem necessita procurar espelhar aquilo que há de bom em sua alma. Nem sempre  as qualidades morais transparecem de maneira natural.  Muitas vezes, alguém possui grandes virtudes, mas estas  não se refletem no seu exterior se ele não tomar cuidado  em manifestá-las e reprimir atos espontâneos que possam dar impressão do contrário.
E quanto aos nossos defeitos de alma, temos obrigação de evitar que transpareçam, não por hipocrisia e vaidade, mas por compostura, respeito aos outros e, sobretudo, a Deus, convictos de que o mal não tem direito de  se expor à luz do sol . Portanto, cada um tem necessidade de compor para  si mesmo uma linha de conduta externa, um conjunto de  gestos, de frases, de vocabulário, de modos de olhar, de  ser, que são expressões autênticas de muitos aspectos de  sua alma.
Isto não seria assim se o homem fosse concebido sem  pecado original. Porém, tendo havido a queda de Adão,  é preciso esse esforço. Por isso, nas civilizações que atingem certo grau de perfeição, ensina-se às pessoas a terem porte, maneiras e a constituírem para si seu próprio  personagem. Lembro-me que o inimitável Saint-Simon dizia: “Fulano transpõe os umbrais de uma porta com total inconsequência. A expressão é muito interessante, porque todo limiar de porta que se ultrapassa, em si tem  consequência. O umbral é um marco.
Noutra feita, criticando os modos de determinada pessoa, afirmava ele: “Trata-se de um homem a quem não se  ensinou a dançar . . .”. As danças daquela época — que nada têm de comum com as de hoje — eram de alta compostura, superior finura de porte e apresentação, e proporcionavam ao indivíduo a arte de ter boas maneiras em  tudo. Compreende-se, assim, o pensamento, a doutrina que estavam subjacentes a essas frases de Saint-Simon.
Incentivo à prática da virtude
Afirma Santo Isidoro: “Demonstra o que professas — quer  dizer, o que pensas, o que és — em teu porte e andar”. Como  se pode obter isso sem estudar uma postura e modo de caminhar adequados? Essa recomendação indica ser necessário o controle de si mesmo e que há certas maneiras de andar e de se portar significativas de algo bom e outras de alguma coisa má. Portanto, tal conselho nada tem de mundanismo. Pelo contrário, é um incentivo à prática da virtude.
Continua o Santo: “Seja tua apresentação a simplicidade”. Simplicidade não é o mesmo que simploriedade. Aquela é o modo de ser do indivíduo não complicado nem afetado, sem ademanes e requebros inúteis. O homem simples procura ser útil, e age de maneira ao mesmo tempo  intencional, produto da educação, e autêntica.
O gesto do corpo é o sinal da mente
“Em teu movimento, a pureza”.
Faço notar a beleza desta ideia! Os gestos da pessoa  pura são diferentes dos da impura . Por exemplo, no volver a cabeça para atender alguém e perguntar: “O que  é?”, pode-se perceber às vezes tratar-se de uma alma casta, ou então o contrário. Vê-se, pois, como é profundo o  pensamento de Santo Isidoro.
Ele continua: “Em teu passo haja honestidade”. Ser honesto não significa tão-somente — como se julga hoje  — não furtar. Em latim, honestus quer dizer composto,  apresentando certa beleza, distinção e elegância.
Que não demonstres o vergonhoso, o lascivo, o petulante, o insolente, o superficial. O gesto do corpo é o sinal da mente”.
Este é um magnífico princípio que deve nortear a vida do católico. E o Santo acrescenta: “Teu andar, por conseguinte, não represente tua superficialidade, teu passo não ofenda a ti ou a teu próximo. Não prestes a ser espetáculo dos outros, não permitas que te denigrem”.
Ouçamos as recomendações de Santo Isidoro
Em seguida, Santo Isidoro fala das boas e más companhias. Tais conselhos são muito importantes para combater certo erro moderno, segundo o qual se deve fazer  apostolado introduzindo-se, sem nenhuma ou com pouca prevenção, no meio dos maus. Quando alguém se infiltra entre os ímpios para evangelizar, expõe-se ao risco  de se tornar mau, assim como o convívio com os virtuosos pode tornar bom quem era ruim.
Isso se aplica de modo particular aos movimentos como o nosso, dedicados a atrair as almas para Nosso Senhor Jesus Cristo e a Igreja. Qualquer um poderia dizer: “Se vocês frequentassem os ambientes mundanos, poderiam ter mais relações sociais e assim fazer maior bem”.
Ora, isso todo mundo sabe. Agir assim seria bom em  tese, caso não houvesse inconvenientes: um deles, a fuligem inoculada nas almas de quem voluntariamente vive  nos meios onde se ofende a Deus . . .
Temos aqui, então, comentadas algumas preciosas recomendações de Santo Isidoro de Sevilha, as quais devemos não apenas ouvir, mas praticar, adotando-as no  nosso existir quotidiano como verdadeiros exercícios de  piedade que nos façam crescer em perfeição, no amor a  Deus, a Nossa Senhora e ao próximo. 

Nenhum comentário: