Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Santa Maria Madalena e Santa Marta

Santa Maria Madalena tinha um tal amor por Nosso Senhor Jesus Cristo, mas um tal amor, um amor tão exclusivo, que há aquele episódio famoso do Evangelho em que Nosso Senhor vai visitar Santa Maria Madalena, Santa Marta e São Lázaro. Santa Marta estava pondo as coisas em ordem dentro da casa para receber bem Nosso Senhor, então estava pondo isto aqui, fazendo uma limpeza lá, não sei mais quanto, e Santa Maria Madalena deixou-a completamente abandonada com os afazeres da casa e ficou com Nosso Senhor, encantada com Nosso Senhor.
Até que, em certo momento, Santa Marta passa por Santa Maria Madalena e diz:
- Mas como é? E os afazeres todos? Você não vem me ajudar a pôr as coisas em ordem?
Nosso Senhor é quem responde por Santa Maria Madalena, porque ela fica meio sem resposta, e diz a ela:
- Marta, Maria escolheu a melhor parte.
Todos nós temos trabalhos a fazer. Mas, prestem atenção, não está dito por Nosso Senhor de que a outra parte era desprezível. Ele não diz: "Marta, você está fazendo um serviço inútil e Maria está fazendo aquilo que deve". Nosso Senhor é muito justo na palavra dEle, Ele diz: "Maria escolheu a melhor parte".
Portanto, a parte que não era melhor, Maria deixou. Mas o ideal seria que Maria, fazendo aquilo que não era o melhor, porque era necessário, tivesse escolhido a melhor parte. E o ideal seria que Marta, fazendo o que estava fazendo, não rejeitasse a melhor parte. As duas coisas.
Porque Nosso Senhor quando diz "Maria escolheu a melhor parte", Ele faz uma censura para as duas: "Marta, você deveria fazer o que está fazendo, mas prestando atenção na parte melhor. Maria, você deveria estar prestando atenção na parte melhor, mas fazer o que Marta faz".

Portanto, cada um de nós deve fazer o serviço de Marta com o espírito de Maria.
Mons João Clá Dias - Extraído de conferência 24/10/97  linguagem oral, sem revisão do autor.

Nenhum comentário: