Homem pobre e pouco inteligente, São João Maria Vianney tornou-se
um exemplo da Onipotência Divina pela santidade de sua vida e eficácia de sua
ação.
A vida
de São João Maria Vianney, um dos maiores santos do século XIX, apresenta
muitos aspectos passíveis de comentários.
Ele
foi, nas primeiras décadas do século XIX, um seminarista muito pobre e, além
disso, de inteligência notavelmente pequena. Precisou fazer seus estudos de
seminário com um esforço extraordinário, e, durante algum tempo, até duvidou-se
da sua vocação sacerdotal, por causa dessa insuficiência de inteligência.
Formou-se a duras penas — pode-se dizer que ele conseguiu o diploma de fim de
curso de seminário apenas no limite mínimo da suficiência — e, por ser um homem
tão apagado, de tão poucos predicados naturais, foi encaminhado pelo seu Bispo
para um vilarejo minúsculo do Sul da França: a aldeiazinha de Ars.
Ali
começou então a sua atuação sacerdotal, que encheu de luz a Europa inteira e
depois se propagou para o mundo novo; posteriormente, ele foi proclamado modelo
e patrono do clero.
Modelo de sacerdote
O
que distinguia esse santo?
Embora
não tivesse nenhuma das qualidades naturais para exercer um sacerdócio
extraordinário, ele, entretanto, foi um sacerdote magnífico, um apóstolo
estupendo, um confessor dotado de raríssimo discernimento, um pregador que
exercia profunda influência sobre as almas e, acima de tudo, com um título que
é a arquitetura de todo o resto: foi o próprio modelo de sacerdote.
Qual
era a razão da eficácia do seu apostolado?
Como
bem disse Santa Teresinha do Menino Jesus, para o amor, nada é impossível, e
quem verdadeiramente ama a Deus Nosso Senhor e a Nossa Senhora obtém os meios
para fazer aquilo a que a Providência Divina o chama.
Um ensinamento
dotado de potência
Ele
era um pregador extraordinário. Estudava os seus sermões, procurava prepará-los
com cuidado. Não subia às altas regiões da Teologia, mas suas homilias cuidavam
das noções catequéticas comuns com as quais um sacerdote instrui o povo.
Entretanto, o santo Cura d’Ars ensinava com tanta unção, compenetração, Fé e
amor que tudo quanto ele dizia se tornava atraente. E muitas vezes, tendo ele
voz fraca — naquela época em que não havia microfones —, não conseguia se fazer
ouvir pelas multidões que ficavam acumuladas na porta do templo e até do lado
de fora. Mas, só de vê-lo e de escutar uma ou outra frase que ele pronunciava,
as pessoas se convertiam.
Deus num homem
Dom
Chautard, na “Alma de Todo Apostolado”, conta esse fato característico:
Curioso
pela fama de São João Maria Vianney, um advogado de Paris foi fazer uma visita
à cidadezinha de Ars para conhecê-lo. Quando o advogado voltou a Paris,
perguntaram-lhe:
—
O que o senhor viu lá em Ars?
Ele
deu esta resposta, que é a maior glória que um homem pode ter:
—
Eu vi Deus num homem. Quer dizer, notava-se que Deus estava nele.
Era
só ele começar a falar, que as almas se comoviam e se modificavam; as
conversões que ele fazia eram espantosas e numerosíssimas.
Pergunta
Dom Chautard: Por que o Cura d’Ars conseguia converter, sendo pouco dotado
intelectualmente, enquanto outros padres tão inteligentes muitas vezes não
convertem ninguém? E responde: Ele tinha uma grande vida de pensamento, de
meditação, uma intensa vida interior. E porque tinha essa vida interior, ele
estava imbuído e compenetrado das doutrinas que ensinava. E quando ele falava,
as pessoas tinham a sensação de ter um contato vivo com as verdades das quais
ele era o arauto.
Ele
possuía a unção, o carisma da pregação, e Ars se tornou um centro de
peregrinação: à semelhança do advogado há pouco mencionado, pessoas de toda a
França, e também de outras regiões da Europa, iam a Ars a fim de ver e ouvir
esse sacerdote.
Verdadeiro mártir
do confessionário
Confessionário
utilizado por São João Maria |
Além
disso, ele foi um verdadeiro mártir do confessionário, onde permanecia horas
inteiras ouvindo confissões. Podemos imaginar o que representa para um padre
ficar sentado numa verdadeira cabinezinha de escuridão, a ouvir os pecados das
pessoas e dar-lhes os conselhos, durante horas e horas. Que tremenda penitência
isto representa!
São
João Maria Vianney era um sacerdote que seguia o conselho dado por Santo Afonso
de Ligório: ouvia cada confissão sem pressa, como se tivesse só aquela pessoa
para ser atendida, e lutava corpo a corpo com os pecados daquele indivíduo.
Ele
aconselhava, insistia; e quando a pessoa não tinha o propósito sério e
verdadeiro de se emendar de seus pecados, ele negava a absolvição.
Isso
chegava a tal ponto, que havia paroquianos que iam confessar-se noutras
paróquias, para obter absolvição. Ele dizia: “Se outros padres querem lhes
mandar para o Inferno... Eu sou seu pároco, e não lhes dou a absolvição.”
Após um dia inteiro
na igreja, começava a batalha noturna com o demônio
Interior da casa onde viveu São João Maria Vianney |
Este
padre extraordinário passava o dia inteiro na igreja: no púlpito, no
confessionário, no altar. Poder-se-ia pensar que, quando ele ia à noite para
casa, gozaria de um bom repouso. Entretanto, aí começava uma das mais estranhas
facetas da vida dele: era a batalha noturna com o demônio.
Contam
os biógrafos de São João Batista Vianney que ele teve, certa vez, um sonho no
qual se viu julgado por Deus, e o demônio dizer contra ele: “É preciso
castigá-lo, porque em tal ocasião ele estava muito cansado e, passando perto de
uma cerca, comeu dois cachos de uvas.” De fato, ele estava fugindo do serviço
militar, porque Napoleão obrigava os seminaristas a servir na guerra. E o
demônio acrescentou: “Ladrão! Comeu dois cachos de uvas, deve ser punido!”
E
São João Maria Vianney respondeu: “Tu mentes, ladrão não sou, porque eu deixei
em tal local o dinheiro correspondente ao preço dos cachos de uvas, para que o
dono, quando passasse por lá, o pegasse.”
E
quando vinha confessar-se uma alma particularmente dominada pelo demônio, este
começava a atormentar São João Maria Vianney na noite anterior. Em certa
ocasião, ateou fogo em sua cama, tendo uma parte do colchão ficado toda tisnada
pelas chamas. Ele, felizmente, não se feriu. O demônio o odiava porque sentia
que uma de suas vítimas lhe seria arrancada pelo santo.
O
santo Cura d’Ars fazia penitências, se flagelava, rezava por aquelas almas,
para conseguir depois que suas palavras fossem portadoras das graças
necessárias para operar as conversões delas. Além disso, levou uma vida de jejum
intenso, e fez de seu confessionário um longo martírio de sua existência.
Atribuía seus
milagres a Santa Filomena
Para
acentuar ainda mais o seu apostolado, a Providência deu-lhe o dom dos milagres.
Na
igreja dele havia uma relíquia insigne de Santa Filomena, mártir. E antes de
fazer algum milagre, ele dizia: “Rezemos a Santa Filomena!” E quando o milagre
era realizado, afirmava ter sido Santa Filomena que o fizera, para não tocar a
ele a graça e a glória de ter operado o milagre.
Revelando o passado
miraculosamente
Encerro
recordando um fato extraordinário, contado por uma penitente dele.
Uma
moça foi confessar-se e São João Maria Vianney disse para ela:
—
Minha filha, você se lembra de que esteve em tal ocasião num baile?
Podemos
imaginar a sensação dela.
E
continuou ele:
—
Lembra-se de que, em certo momento, entrou na sala de baile um rapaz muito bem
apessoado, elegante, correto, e dançou com várias moças?
—
Sim, lembro-me.
—
Lembra-se de que você teve muita vontade de que ele dançasse consigo?
—
Lembro-me.
—
Lembra-se de que o rapaz não o fez, e por isso você olhou para ele com uma
espécie de tristeza? E, na hora de ele sair da sala, fitando incidentemente os
pés dele, notou uma luz azul que lhe saía dos pés?
—
Lembro-me.
—
Aquele homem era o demônio, que tomou a forma humana e dançou neste baile com
várias moças. Ele não lhe pediu para dançar porque você é Filha de Maria e
estava com a Medalha Milagrosa no peito.
Ele
estava revelando um passado que não podia conhecer; logo, isso não podia deixar
de ser verdade. Tratava-se uma revelação espantosa.
Pode-se
imaginar a atmosfera criada na pequena igreja de Ars quando os peregrinos
saíam, uns convertidos, outros com seu passado desvendado, todos regenerados e
cantando louvores a São João Maria Vianney.
Plinio
Correa de Oliveira - Extraído de conferências de10/7/1968, 22/5/1976, 6/10/1990
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